Muitos de nós desconhecem suas verdadeiras origens , nós somos uma alma imortal que vive em um corpo material ou animal.
Atman é o mais elevado princípio humano, a essência divina, sem forma e indivisível, jivatman é o princípio que migra de uma existência para outra trazendo impressões de outros planos de existência e até mesmo de outras vidas. Brahman é chamado Paramātman ou o Ser Supremo aquele que cria , mantém e transforma tudo o que existe.
Quando evoluímos espiritualmente, nosso jivatman ( alma) se funde ao atman e paramatman.
Este processo de evolução espiritual e humana implica na superação de obstáculos, do deixar velhos hábitos, impressões e conceitos dogmáticos e adotar cada vez amis uma atitude de contemplação da vida, de aceitação do que ela nos traz, de atitudes de gratidão por tudo, é um exercício contínuo uma lapidação de uma pedra bruta a partir do Ser interior imperecível. Ter a consciência de átman e paramatman e se deixar guiar por eles jivatman vai se transformando assim como toda a vida humana, é um processo de transformação.
Somos seres individuais únicos e singulares que temos aprendido a superar a individualidade em prol do coletivo
Somos seres coletivos em sincronização com tudo com o todo, a Totalidade, Deus. Tudo o que pensamos e fazemos gera um karma, ou seja a parte não necessariamente visível de nossas ações presentes que criam o nosso destino. Nossa meta é estar em sintonia, em sinfonia e sincronizados com a Totalidade, com Brahman o Ser Supremo que vive dentro de cada ser e ao mesmo tempo é tudo o que existe, este é o Dharma , nossa verdadeira missão nesta vida.
Somos produtores de karma tanto karma individual, familiar ou coletivo pois vivemos todos em uma única realidade que aparenta o caos mas que verdadeiramente é uma grande escola para a evolução espiritual
No Yoga Sutras de Patanjali , meu Mestre ensina no seu Livro
O Samadhi Pada , Sutra 24
O que é Deus?
klesa karma vipãka ãsayaih aparãmrstah purusavisesa isvara||24||
O que é Deus?
klesa karma vipãka ãsayaih aparãmrstah purusavisesa isvara||24||
Iswara {O Senhor ou Deus} é um purusha especial, sendo intocado pela ignorância ou pelo sofrimento, não sujeito ao carma ou ao samskaras ou ao fruto da ação, e livre do apego || 24 ||
Estas são as quatro primeiras qualidades ou atributos associados ao Senhor:
1-klesha (aflições). Somente a consciência de Deus, sendo estabelecida no Self, traz o estado de paz e liberdade.
2-karma (ação). A raiz de toda ação é a respiração. Quem conhece a arte de respirar como a arte de viver é livre do impacto da ação (auspicioso, inauspicioso ou misturado)
3- vipaka (fruto das ações) estão na forma de prazer ou dor.
4-Ashaya (memória ou apego). É a semente do karma ou suas impressões ou memória.
1-klesha (aflições). Somente a consciência de Deus, sendo estabelecida no Self, traz o estado de paz e liberdade.
2-karma (ação). A raiz de toda ação é a respiração. Quem conhece a arte de respirar como a arte de viver é livre do impacto da ação (auspicioso, inauspicioso ou misturado)
3- vipaka (fruto das ações) estão na forma de prazer ou dor.
4-Ashaya (memória ou apego). É a semente do karma ou suas impressões ou memória.
Passo a passo podemos prestar atenção na nossa respiração, buscar a conexão com a alma e através da auto-análise mudar a frequencia do nosso pensamento, nossas palavras, atitudes e demais ações .
No estudo diário do Bhagavad Gita à luz do Kriya Yoga, os ensinamentos de Paramahamsa Hariharananda Giri Paramahamsa Prajnanananda Giri através de livros, discursos e similares.
No Bhagavad Gita mcapítulo 18 versículo 16:
tatraivam sati kartãram
ãtmãnãm kevalmmtu yah
pasyaty akrtabuddhitvãn
nasa pasyati durmatih
Sendo assim, no entanto, quem vê a si mesmo como o fazedor não vê realmente, porque com entendimento pervertido não se percebe a verdade. (18:16)
ãtmãnãm kevalmmtu yah
pasyaty akrtabuddhitvãn
nasa pasyati durmatih
Sendo assim, no entanto, quem vê a si mesmo como o fazedor não vê realmente, porque com entendimento pervertido não se percebe a verdade. (18:16)
As pessoas conscientes do corpo que pensam que o corpo é o Eu, e que qualquer trabalho que o corpo faz pelo corpo é feito pela alma, estão longe da realidade.
As pessoas com qualidades demoníacas, descem sempre para os centros inferiores, vivendo no ego, vaidade, prazer físico, dinheiro, e assim por diante, indo de mal a pior.
Aqueles que aprendem a controlar o fluxo da mente, sua percepção, memória e impressões e além disso se fundem ao Atma e Paramatman por instantes, periodicamente ou permanentemente . O Senhor Krishna diz : " Aquele que aprende o controle da respiração, para ir além qualidades negativas, conhece este segredo e pode perceber a Minha presença constante."
Quando conseguimos perceber que só podemos agir se estivermos vivos e respirando e que na verdade com devoção nos percebemos como meros instrumentos do Amor à vida aos demais seres vivos e toda a existência, assim nos conectamos ao Ser Supremo e vamos aprendendo a servir aos seus propósitos.
hari om tat sat