O chakra cardíaco , do coração, o Anahata ( significa divino e inviolável pelo homem) se refere ao potencial maior deste chakra no seu estado de equilíbrio. Ele tem a função de transmitir a energia prânica pelo organismo( vida e oxigeneção) e se encontra integrado ao amor , à paz e a coletividade.. Nas mãos existe um chakra palmar, ele tem a função de cura energética e a transmissão da energia do amor universal gerado pelo coração.
O caminho do amor é amar a Deus através da meditação da respiração, e trabalho. O centro do coração pode ser a fonte de uma imensa satisfação emocional ou desespero emocional intenso. Ao enfocar este chakra ( cardíaco) e desenvolvendo nossa consciência através da meditação profunda, podemos energizar este centro e torná-lo uma fonte de alegria interior, profunda.Primeiro, por atingir o equilíbrio necessário para lidar com altos e baixos, com serenidade e em segundo lugar, canalizando emoções para canais construtivos.
Todos nós temos a mesma necessidade básica, de amar e ser amado.O amor egoísta e egocêntrico aos poucos é substituido pelo amor ao próximo e os demais seres vivos, e por fim ao amor universal.
. Ao transformar o amor egoísta que se sente em relação a nós mesmos e nosso círculo imediato, para o calor e compaixão por todos os que partilham esta terra, vamos nos encontrar libertados da prisão auto-referida de nossas emoções. Nós estaremos finalmente livres para amar completamente, sem medo e sem restrição. Através de amar aos outros, amamos a Deus, que o amor nos é devolvido mil vezes, quando é dado desinteressadamente e sem segundas intenções.
Através do mesmo processo de relaxamento, meditação e auto-investigação que nos superar da força para os outros chakras mais baixos. A emoção egoísta arrasta a mente, depreciando e sobrecarregando-a com sentimentos, que enterram a nossa energia espiritual , dissipando-a nas alegrias e tristezas do momento. A verdadeira felicidade do despertar espiritual exige que nós expandamos as nossas emoções para todo o universo , ganhando as riquezas dele.
Meditação em silêncio é mesmo a melhor maneira de expressar amor. Prática deve ser completamente silenciosa com o amor de Deus. Se nós podemos ser realmente silenciosos na meditação, esta é a verdadeira meditação. Às vezes as palavras expressas também podem causar confusão se não forem utilizadas da maneira correta. Mas em silêncio você se comunica mais. Muito poucos sabem a arte de comunicar em silêncio. Expresse seu amor em silêncio e no silêncio. Amor de Deus, a cada respiração. Que vem através da prática.
Isto é o que acontece em profunda meditação. Você não pode entrar lá com o corpo e a mente. Em silêncio e meditação profunda o corpo e a mente criam problemas através da dor e pensamentos. Você tem que superar a consciência do corpo e dos pensamentos. A oração pode ser no meio da multidão, mas a meditação tem que ser sozinho.
O amor é pessoal e em silêncio. Ele não pode ser encontrado em uma multidão. Depois de fechar os olhos, você está sozinho.Você deve entrar em um estado onde não há casa, sem teto e sem corpo. Se pudermos ir a esse estado, a verdadeira meditação pode ser experimentada. É natural que os pensamentos virão. Não se preocupe, mas não se detenha , dando seguimento a eles. Se você receber um único pensamento, muitos mais virão. Então você vai estar presente fisicamente, mas mentalmente ausente.
Através da ação com amor , o uso das nossas mãos , o silêncio e a fala para o bem comum e o amor universal mantemos nosso chakra cardíaco alinhado