Cada ser humano é composto por cinco koshas, camadas ou corpos que envolvem o Atman , o mais elevado princípio humano, a Essência divina, sem forma e indivisível. o verdadeiro eu.
Os cinco koshas formam uma unidade indivisível influenciando-se mutuamente e interatuando como um todo. Cada envoltura realiza suas funções que lhe são próprias e está mais diretamente relacionada com algum nível de experiência:- Ánnamaya kosha (corpo físico) está relacionado com a dimensão consciente da mente ou estado de vigília.
- Pránamaya kosha (corpo energético) está associado as dimensões consciente e subconsciente da mente e atua como veículo entre o corpo físico e o corpo mental.
- Manomaya kosha (corpo mental) forma parte do corpo sutil (junto com Pránamaya kosha eVijñanamaya kosha) e sua atividade predomina durante o estado de sono com sonhos (svapna – o nível subconsciente).
- Vijñanamaya kosha (corpo intuitivo) atua como uma conexão entre o corpo sutil e corpo causal, assim como entre as dimensões subconsciente e inconsciente.
- Anándamaya kosha (corpo causal) está relacionado com a dimensão inconsciente da mente, os estados de sono profundo, meditação e consciência homogênea.
O nosso Corpo Físico
1. Annamaya kosha -o alimento , o físico e os cinco elementos:
Assim como no universo o ser humano enquanto microuniverso é composto por cinco elementos que formam sua base estrutural, bem como são o fundamento de toda a criação física: éter (espaço), ar, fogo, água e terra
Através do éter transmite-se o som e desta forma pode-se relacionar este elemento com o sentido da audição tendo como órgão o ouvido; o ar relaciona-se com o sentido do tato tendo a pele como seu órgão sensorial; O fogo manifesta-se como calor e luz, se relacionando com o órgão da visão; a água está relacionada com a gustação e o órgão sensorial a língua; e finalmente o elemento terra relaciona-se ao olfato e seu órgão sensorial é o nariz.O Eter: forma a aura ou corpo etérico.Por serem corpos intimamente ligados,o corpo etéreo traz na aparência a mesma configuração e dimensão que o corpo físico.O ar: 60% do nosso corpo é oxigênio por exemplo. A água – 55%, 42 litros de água que circulam em um organismo adulto. O fogo: o corpo humano transforma em trabalho 30% da energia que consome, O baço e o fígado consomem 27% no metabolismo, 19% da energia que o corpo humano produz vai para o cérebro .As funções que nosso corpo exerce para manter nossa estrutura corporal dependem da química metabolismo como sendo as transformações de matéria e energia presentes em seres vivos. O ATP, ou adenosina trifosfato, é como uma bateria: carrega e descarrega a cada vez que os H+ movem a “turbina” em cada célula.. A Terra: Dos 92 elementos químicos existentes na natureza, apenas dezessete são responsáveis por todas as reações que acontecem dentro de nós, desde a respiração. Carbono – 23% 16 quilos em um ser humano adulto.Hidrogênio:e 10% da massa corporal ,Nitrogênio 3,1% .Cálcio:1,5%. Fósforo: 1% . Potássio 0,30% da massa corporal.Outros elementos químicos presentes no corpo humano: Enxofre, Sódio,Ferro, Magnésio.
Os cinco elementos e os chakras
Múládhára (chakra raiz ou básico): terra,
Svadhisthána(Chakra sacral): água,
Manipura (chakra umbilical): fogo,
Anáhata (chakra cardíaco): ar,
Vishuddha (chakra laríngeo), Ájña (chakra frontal) e Sahasrára (chakra coronal): eter.
A ciência védica acredita que a própria consciência se manifesta dentro dos cinco elementos básicos.
Bhuta Shuddhi é um processo pelo qual os cinco elementos (Bhutas) são equilibrados ou purificados (Suddhi). A sua prática é muito proveitosa, e prepara para o despertar da Kundalini. O Bhuta Suddhi é, também, uma forma de Yoga que mantém os sentidos equilibrados e centrados, e o praticante fica calmo e tranqüilo.
O nosso Corpo Energético
2. Pranamaya kosha - a respiração vital e os cinco pranas:
o apana regula sua digestão,
o vyana a circulação,
o udana a liberação da energia positiva dessas substâncias,
e o apana a eliminação dos resíduos que elas possam deixar.
O pranamaya kosha também pode ser definido como a energia da força vital (prana) dentro do annamaya kosha. Diz-se que está localizado no terceiro olho, cabeça e peito. Como também está relacionada à aura, ela não está simplesmente contida no corpo físico - porque nossa aura se expande além do corpo. A respiração é o elo entre corpo, mente e espírito. O equilíbrio prânico é obtido pelo controle da respiração (pranayama).
O corpo um receptáculo de energia cósmica, um aglomerado de átomos conscientes, construído à imagem do macrocosmos. A consciência vibra em cada uma das suas células, o prána está presente em todos seus tecidos. Quando corpo e mente se unem, a consciência do corpo sutil começa a revelar-se.
Vijñanamaya kosha e Manomaya kosha constituem geralmente o que se entende como psiquismo e mente. São dois aspectos da mesma coisa e junto com Pránamaya kosha formam o corpo sutil . O homem reside no corpo sutil quando entra em estado de svapna (nível subconsciente), é dizer, quando dorme e experimenta os sonhos. Durante svapna se desvanece a percepção do corpo físico e do mundo exterior e a consciência se estabelece no mundo dos conteúdos mentais (pensamentos, imagens, emoções, memórias, etc.).
O nosso Corpo Mental
3. Manomaya kosha - as impressões a mente exterior e os cinco tipos de sensoriais
É conhecido como corpo mental e sua natureza é mais sutil que a de Pránamaya kosha. É constituído pelos
1- cinco órgãos de percepção (jñanendriya)
Cakṣus - órgão da visão
Śrotra - órgão da audição
Ghrāṇa - órgão do olfato
Rasanā - órgão do gosto
Tvāk - órgão do toque
2- os cinco órgãos de ação (karmendriya)
vak-tattva : falar (voz)
pani-tattva : pegar (mãos)
pada-tattva : caminhar (pés)
payu-tattva : excretar (ânus)
upastha-tattva : procriar (genitais)
3- o pensamento (manas). o aspecto cognitivo da consciência
É também o lugar onde se localizam as emoções e os sentimentos. Manomaya kosha registra os fenômenos externos e internos e realiza a função do pensamento.
O corpo mental se alimenta das experiências do indivíduo. Cresce e se desenvolve quando não atua por imitação ou repetição de padrões culturais adquiridos, enfrentando as situações da vida a partir de sua própria espontaneidade e a critério pessoal genuíno. Assim quando em equilíbrio nosso corpo mental é capaz de viver as experiencias e não apenas as conceber.
Manas: (Liga mente aos sentidos)
1- cinco órgãos de percepção (jñanendriya)
Cakṣus - órgão da visão
Śrotra - órgão da audição
Ghrāṇa - órgão do olfato
Rasanā - órgão do gosto
Tvāk - órgão do toque
2- os cinco órgãos de ação (karmendriya)
vak-tattva : falar (voz)
pani-tattva : pegar (mãos)
pada-tattva : caminhar (pés)
payu-tattva : excretar (ânus)
upastha-tattva : procriar (genitais)
3- o pensamento (manas). o aspecto cognitivo da consciência
É também o lugar onde se localizam as emoções e os sentimentos. Manomaya kosha registra os fenômenos externos e internos e realiza a função do pensamento.
O corpo mental se alimenta das experiências do indivíduo. Cresce e se desenvolve quando não atua por imitação ou repetição de padrões culturais adquiridos, enfrentando as situações da vida a partir de sua própria espontaneidade e a critério pessoal genuíno. Assim quando em equilíbrio nosso corpo mental é capaz de viver as experiencias e não apenas as conceber.
Manas: (Liga mente aos sentidos)
O Corpo Intuitivo
4. Vijnanamaya kosha - as idéias , a inteligência e a atividade mental dirigida
Esta camada se manifesta como sabedoria
O nosso Corpo Causal
mente superconsciente.
Anándamaya kosha é o corpo causal, a envoltura de bem-aventurança ou felicidade que dá origem aos demais koshas. Em Anándamaya kosha se transcende o conhecimento intuitivo e se experiencia a dimensão transcendental do ser humano onde não existem tempo, espaço e individualidade. Habita-se esta envoltura durante o sono profundo (sushupti), quando não há consciência do corpo (corpo denso) e nem da mente (corpo sutil).
É a experiência de bem-aventurança, felicidade, prazer genuíno e equanimidade. Anandamaya permeia cada uma das bainhas externas anteriores, mas só é experimentada quando somos capazes de retirar as ilusões de cada bainha para revelar nossa verdadeira natureza. Anandamaya pode ser experimentado naqueles momentos em que você está totalmente imerso naquilo que está fazendo - quando não se separa mais da sua experiência. Ela só é revelada quando liberamos qualquer forma de controle da mente sobre ela.
Conhecimento, consciência e experiência do verdadeiro Ser, este é o objetivo.