Ayurvedic plants
A Herbologia Ayurvedica é o ramo que pesquisa as ervas medicinais utilizadas no tratamento ayurvedico.
Tratamento Ayurvédico é um sistema integrado que utiliza alimentação adequada, técnicas de desintoxicação( panchakarma), meditação, vibraturgia ( uso de mantras) e rotinas diárias. Cada fator deste depende dos demais.
No conceito Ayurvédico alimentos, ervas medicinais e venenos são substâncias externas incorporadas ao organismo, interagindo entre sí.
As ervas medicinais quando indicadas por um terapeuta qualificado, possuem efeito bioquímico, restituindo a harmonia ao organismo.
Quando a dosagem é extrapolada ou seu critério de utilização é extrapolado, as ervas podem se transformar em veneno produzindo lesões e trazendo a desarmonia ao funcionamento orgânico.
A Ayurveda utiliza o modelo bioenergético das plantas medicinais por meio de uma ciência chamada Dravya, nas quis dependendo da constituição da pessoa dosha ( vatta, pitta e kapha). Essa energia atua nos tecido ( dhatus) , nos canais energéticos ( srotas) e nos produtos da excreção ( maslas).
Esse modelo exige um diagnóstico correto do dosha e das energias em desequilíbrio, além do conhecimento bioenergético das ervas.
Segundo a Ayurveda as plantas possuem uma energia sutil ou bioespiritual que podem promover a paz interna ( sattva), a agitação ou movimento(rajas) ou a inércia ( tamas).
Assim o manuseio de plantas medicinais na Ayurveda é importante desde a colheita, indicando os horários, fases da lua e períodos adequados seguindo as particularidades de cada uma.. A secagem e conservação das plantas também inteferem na produção dos medicamentos que podem ser na forma de chás, oleos essenciais, maceração, sucos, cataplasmas, xaropes, tinturas, loções, sabonetes, pomadas e cremes.
A Ayurveda( Ciência da Vida) se bem aplicada é excelente terapia complementar que auxilia , de modo holístico a transformar todo o estilo de vida da pessoa que procura ajuda. |