Quando a mente se move para o mundo da matéria, torna-se materialista e, quando a mesma mente flui para o espírito, torna-se espiritual.
Ter uma mente espiritual não exclui a mente intelectual emocional e prática, mas sim potencializa todas no sentido em que inclui a humildade, a cultura da paz , a simplicidade e o amor em tudo o que se pensa, fala ou faz
Utilizar a inteligência em favor da espiritualidade é uma grande qualidade pessoal e interpessoal.
As emoções brincam com a nossa mente e podem nos enganar , nos fazendo reagir ou agir de modo irracional. Algumas vezes isso é bom, podemos extravazar emoções reprimeidas, mas isso tudo é temporário, pois somente com o controle da nossa mente, passamos a ter um um controle da qualidade de nossa vida.
É preciso exercitar a mente. Nossa mente é o centro de diversões do nosso ego, a humildade é a lição a ser aprendida e exercitada se pretendemos evoluir espiritualmente.
Outro exercício é o de não poluir a nossa mente. podemos exercitar práticas tais como a meditação, terapias complementares ou holísticas dentre outras para limpar nosso campo energético e assim limpar as nossas mentes, mas isso é temporário. Somente quando temos o controle da respiração e mudamos a frequencia da nossas mentes aprendendo a identificar situaçõe que podem nos desequilibrar e antecipamos pensamentos e atitudes, só asssim exercitamos o real controle da mente facilitador da evolução espiritual.
Controlando a mente controlamos as consequencias das nossas emoções , pensamentos e atitudes. Este é o verdadeiro controle da mente que facilita o desenvolvimento espiritual.