quarta-feira, 19 de junho de 2019

Ciência saúde e espiritualidade: os cristais de quartzo e sua aplicação




O quartzo é um mineral de composição química SiO2 (sílica), na proporção de 46,7% de Si e 53,3% de O. É um composto químico quase puro e tem propriedades constantes. Contudo, análises espetrográficas têm revelado que até os cristais quase perfeitos contêm impurezas de lítio, sódio, potássio, alumínio, manganésio e titânio, podendo observar-se, com técnicas muito específicas, que as propriedades físicas variam com a presença destas impurezas.

É um importante formador mineral formador das rochas. Mais comum de todos os minerais, pode estrar presente em todos os tipos de rochas. Possui um estrutura cristalina, composto de Dióxido de Silício (SiO2). É extremamente resistente ao intemperismo e ao desgaste físico pelo fato de ser o último mineral a se formar no resfriamento do magma a uma temperatura menor que 600ºC o que garante uma maior estabilidade. Isso talvez explique o fato do Quartzo ser o segundo mais abundante mineral da Terra atrás apenas dos Feldspatos.

O nome "quartzo" procede de uma antiga palavra alemã de origem desconhecida e foi aplicado pela primeira vez por Georgius Agricola em 1530.

O quartzo é o sétimo termo da escala de Mohs (dureza 7), com fratura concoidal e brilho vítreo. É frequentemente corado por diversas impurezas, o que lhe confere uma grande variedade de cores. A cor é a responsável pelas diversas variedades. Tem fortes propriedades piezoelétricas e piroelétricas.
Existe uma grande variedade de formas de quartzo, que são designadas em função de alguma ou algumas das propriedades físicas. As variedades mais importantes são as seguintes:



O quartzo é o sétimo termo da escala de Mohs (dureza 7), com fratura concoidal e brilho vítreo. É frequentemente corado por diversas impurezas, o que lhe confere uma grande variedade de cores. A cor é a responsável pelas diversas variedades. Tem fortes propriedades piezoelétricas e piroelétricas.
Existe uma grande variedade de formas de quartzo, que são designadas em função de alguma ou algumas das propriedades físicas. As variedades mais importantes são as seguintes:

  • quartzo hialino ou cristal de rocha, que é incolor e ocorre geralmente em cristais independentes;
  • quartzo ametista corado de cor púrpura ou violeta, resultante da existência de uma impureza de ferro (Fe3+);
  • quartzo róseo, cristalino, geralmente sem a forma de cristal euédrico, de cor avermelhada ou rosa. A impureza responsável pela cor parece ser, em muito pequenas quantidades, o titânio;
  • quartzo fumado, que ocorre frequentemente em cristais de cor amarelo fumado, castanho ou quase negro. A cor escura parece ser resultado da exposição a substâncias radioativas;
  • quartzo leitoso, de cor branco leitoso, devido a inclusões fluídicas em pequena quantidade.

  • variedades criptocristalinas, Além destas variedades cristalinas em que os cristais podem ser observados à vista desarmada, existem cristais só são visíveis ao microscópio. Nestas variedades distingue-se a calcedónia, que é uma variedade de cor parda ou cinzenta, translúcida, com brilho de cera, apresentando formas botrioides ou outras. A calcedónia resulta da precipitação de substâncias dissolvidas e frequentemente preenche as cavidades das rochas. A cor e formação de camadas permite distinguir as seguintes variedades: cornalina, calcedónia com cor vermelha; crisoprásio, que é uma calcedónia de cor verde em consequência de conter óxido de níquel; ágata, variedade com semelhanças com o jaspe, apresentando camadas alternadas de calcedónia e opala ou quartzo. As diversas cores dispõem-se, em geral, em camadas paralelas finas, geralmente curvas e em alguns exemplares concêntricas. Muitas ágatas aparecem no comércio coradas artificialmente. Outra variedade de calcedónia são o heliotropo ou pedra de sangue, que é de cor verde com pequenos pontos vermelhos, e o ónix, que se apresenta em camadas dispostas em planos paralelos. São ainda variedades de calcedónia o crisoprásio, o jaspe, o prásio, a sardoína, etc.

O quartzo aparece como constituinte importante de rochas ácidas, granitos e riólitos. É extraordinariamente resistente a alterações mecânicas ou químicas. Também se encontra em rochas metamórficas como a gneisse e o micaxisto, e é, quase exclusivamente, o mineral dos quartzitos siliciosos. Nas rochas, o quartzo aparece associado principalmente com o feldspato e mica, e nos filões aparece associado aos mais diversos minerais.

Os cristais são a manifestação mais pura da energia e da luz no plano físico. Os átomos que as compõem estão posicionados em perfeita harmonia, permitindo assim a manifestação da energia luminosa em forma sólida. Suas partículas subatômicas estão alinhadas com as forças quanticas universais. São, portanto, a espécie mais elevada de energia conhecida no universo.  Favorece a meditação e o equilíbrio.A ciência comprovou que os cristais são os melhores condutores e amplificadores de energia, sendo por isto também utilizados na composição de fibra ótica, chips de computadores e relógios . E é com base neste mesmo princípio de condutividade, receptação, amplificação e geração de energia, que os cristais são utilizados metafìsicamente para curas, meditações e energização de ambientes ou pessoas.
O quartzo é composto de de dióxido de sílica mas de acordo com suas características físicas é possível reconhecer outras substâncias químicas nele presente e seus efeitos no campo biopsiquico e energético da pessoa.


  • O cristal de Rocha auxilia no desenvolvimento das habilidades psíquicas e espirituais.
  • Na ametista o quartzo contém traços de alumínio e manganês.è perfeita para o relaxamento e meditação, fortalece a auto-estima e facilita nos processos de mudança e de cura.
  • O quartzo azul com a presença de titânio auxilia nos processos mentais , acalmando e trazendo paz e tranquilidade. Favorece a comunicação e a expressão.
  • O quartzo fumê é composto por materiais orgânicos e exposto à radioatividade. Auxilia na meditação e na busca do caminho de luz.
  • O quartzo verde contém mica e cromo e ajuda a neutralizar as emoções reprimidas e o desgaste físico e emocional.
  • O quartzo laranja contém mica , afasta a negatividade e amplia a força de vontade.
  • O quartzo rosa contém manganês e titânio alivia casos de truma e bloqueios emocionais , estimula o perdão e o amor próprio.
  • O quartzo olho de boi tem ferro na sua composição química.Estimulante e energético seu efeito é a  praticidade e força de vontade.
  • O quartzo olho de falcão possui hornblenda, um composto de silicatos de cálcio, magnésio, ferro e alumínio.Acentua o poder de observação da realidade , estimula o sistema circulatório atrai prosperidade.
  • O quartzo olho de tigre contém ferro, manganês, enxofre e cromo, estimula a criatividade, a auto percepção, a abundância estimula o sistema reprodutor e fortalece os ossos.

Seja na ciência ou na espiritualidade os cristais de quartzo são condutores naturais de energia eletromagnética. Cada elétron em movimento produz um campo de força, um fluxo regular de energia que se move livremente pela estrutura do cristal. As forças que mantêm a coesão de um cristal estão em harmonia e em equilíbrio perfeitos. Um, cristal é absoluto equilíbrio. Não perde nem ganha em nível energético. Emite e absorve constantemente, sempre com uma troca perfeita.




O Brilho da sua Estrela é Unico