quarta-feira, 27 de novembro de 2019

Desvendando Átman , o verdadeiro eu



Cada ser humano é composto por cinco koshas,  camadas ou corpos que envolvem o  Atman , o mais elevado princípio humano, a Essência divina, sem forma e indivisível. o verdadeiro eu.

Os cinco koshas formam uma unidade indivisível influenciando-se mutuamente e interatuando como um todo. Cada envoltura realiza suas funções que lhe são próprias e está mais diretamente relacionada com algum nível de experiência:
  1. Ánnamaya kosha (corpo físico) está relacionado com a dimensão consciente da mente ou estado de vigília.
  2.  Pránamaya kosha (corpo energético) está associado as dimensões consciente e subconsciente da mente e atua como veículo entre o corpo físico e o corpo mental.
  3.  Manomaya kosha (corpo mental) forma parte do corpo sutil (junto com Pránamaya kosha eVijñanamaya kosha) e sua atividade predomina durante o estado de sono com sonhos (svapna – o nível subconsciente).
  4. Vijñanamaya kosha (corpo intuitivo) atua como uma conexão entre o corpo sutil e corpo causal, assim como entre as dimensões subconsciente e inconsciente.
  5.  Anándamaya kosha (corpo causal) está relacionado com a dimensão inconsciente da mente, os estados de sono profundo, meditação e consciência homogênea.

O nosso Corpo Físico 


1. Annamaya kosha -o  alimento , o físico e os cinco elementos:

Assim como no universo o ser humano enquanto  microuniverso  é composto por cinco elementos que formam sua base estrutural, bem como são o fundamento de toda a criação física: éter (espaço), ar, fogo, água e terra
Através  do éter transmite-se o som e desta forma pode-se relacionar este elemento com o sentido da audição tendo como órgão o ouvido; o ar relaciona-se com o sentido do tato tendo a pele como seu órgão sensorial; O fogo manifesta-se como calor e luz, se relacionando com o órgão da visão; a água está relacionada com a gustação e o órgão sensorial a língua; e finalmente o elemento terra relaciona-se ao olfato e seu órgão sensorial é o nariz.

O Eter: forma a aura ou corpo etérico.Por serem corpos intimamente ligados,o corpo etéreo traz na aparência a mesma configuração e dimensão que o corpo físico.O ar: 60% do nosso corpo é oxigênio por exemplo. A água – 55%, 42 litros de água que circulam em um organismo adulto. O fogo: o corpo humano transforma em trabalho 30% da energia que consome, O baço e o fígado consomem 27% no metabolismo,   19% da energia que o corpo humano produz vai para o cérebro .As funções que nosso corpo exerce para manter nossa estrutura corporal dependem da química metabolismo como sendo as transformações de matéria e energia presentes em seres vivos. O ATP, ou adenosina trifosfato, é como uma bateria: carrega e descarrega a cada vez que os H+ movem a “turbina” em cada célula.. A Terra: Dos 92 elementos químicos existentes na natureza, apenas dezessete são responsáveis por todas as reações que acontecem dentro de nós, desde a respiração. Carbono – 23% 16 quilos em um ser humano adulto.Hidrogênio:e 10% da massa corporal ,Nitrogênio 3,1% .Cálcio:1,5%. Fósforo: 1% . Potássio  0,30% da massa corporal.Outros elementos químicos presentes no corpo humano: Enxofre, Sódio,Ferro, Magnésio.

Os cinco elementos e os chakras

Múládhára (chakra raiz ou básico): terra, 

Svadhisthána(Chakra sacral): água, 
Manipura (chakra umbilical): fogo,
 Anáhata (chakra cardíaco): ar,
 Vishuddha (chakra laríngeo), Ájña (chakra frontal) e Sahasrára (chakra coronal): eter.

A ciência védica  acredita que a própria consciência se manifesta dentro dos cinco elementos básicos.
Bhuta Shuddhi é um processo pelo qual os cinco elementos (Bhutas) são equilibrados ou purificados (Suddhi). A sua prática é muito proveitosa, e prepara para o despertar da Kundalini. O Bhuta Suddhi é, também, uma forma de Yoga que mantém os sentidos equilibrados e centrados, e o praticante fica calmo e tranqüilo.


O nosso Corpo Energético

2. Pranamaya kosha - a respiração  vital e os cinco pranas:

O prana é ainda classificado em subcategorias, denominadas prana vayus. Segundo a filosofia hindu estes são os princípios vitais da base energia e faculdades sutis de um indivíduo que sustentam os processos fisiológicos. Há cinco pranas nas correntes vitais do sistema hindu:

 prana regula a absorção de substâncias, 
o apana regula sua digestão, 
o vyana a circulação,
 o udana a liberação da energia positiva dessas substâncias, 
e o apana a eliminação dos resíduos que elas possam deixar.

O pranamaya kosha também pode ser definido como a energia da força vital (prana) dentro do annamaya kosha. Diz-se que está localizado no terceiro olho, cabeça e peito. Como também está relacionada à aura, ela não está simplesmente contida no corpo físico - porque nossa aura se expande além do corpo. A  respiração é o elo entre corpo, mente e espírito. O equilíbrio prânico é obtido pelo  controle da respiração (pranayama).


O corpo um receptáculo de energia cósmica, um aglomerado de átomos conscientes, construído à imagem do macrocosmos. A consciência vibra em cada uma das suas células, o prána está presente em todos seus tecidos. Quando corpo e mente se unem, a consciência do corpo sutil começa a revelar-se.

Vijñanamaya kosha e Manomaya kosha constituem geralmente o que se entende como psiquismo e mente. São dois aspectos da mesma coisa e junto com Pránamaya kosha formam o corpo sutil . O homem reside no corpo sutil quando entra em estado de svapna (nível subconsciente), é dizer, quando dorme e experimenta os sonhos. Durante svapna se desvanece a percepção do corpo físico e do mundo exterior e a consciência se estabelece no mundo dos conteúdos mentais (pensamentos, imagens, emoções, memórias, etc.).


O nosso Corpo Mental 

3. Manomaya kosha - as impressões a mente exterior e os cinco tipos de sensoriais

É conhecido como corpo mental e sua natureza é mais sutil que a de Pránamaya kosha. É constituído pelos 
1- cinco órgãos de percepção  (jñanendriya) 

Cakṣus - órgão da visão
Śrotra - órgão da audição
Ghrāṇa - órgão do olfato
Rasanā - órgão do gosto

Tvāk - órgão do toque

2- os cinco órgãos de ação  (karmendriya) 
vak-tattva : falar (voz)
pani-tattva : pegar (mãos)
pada-tattva : caminhar (pés)
payu-tattva : excretar (ânus)

upastha-tattva : procriar (genitais)

3- o pensamento (manas). o aspecto cognitivo da consciência

É também o lugar onde se localizam as emoções e os sentimentos. Manomaya kosha registra os fenômenos externos e internos e realiza a função do pensamento.

O corpo mental se alimenta das experiências do indivíduo. Cresce e se desenvolve quando não atua por imitação ou repetição de padrões culturais adquiridos, enfrentando as situações da vida a partir de sua própria espontaneidade e a critério pessoal genuíno. Assim quando em equilíbrio nosso corpo mental é capaz de viver as experiencias e não apenas as conceber.

Manas: (Liga mente  aos sentidos) 

O Corpo Intuitivo 


4. Vijnanamaya kosha - as  idéias , a inteligência e a  atividade mental dirigida

Também se denomina envoltura psíquica ou corpo intuitivo. É a primeira densificação de Jivatamn (a alma individual, singular) e se diz que por sua proximidade com o Ser (Atmam, manifestação de Brahman) é o reflexo de sua luz, o reflexo do conhecimento puro. Vijñanamaya kosha é a envoltura de Conhecimento ou Consciência e é constituído por buddhi – o princípio discriminador, a inteligência que evolui, determina e decide ( Intelecto) . É também a sede do Ego – Ahamkara, o princípio da individualidade que nos faz sentir separados e diferentes dos demais.  Citta ( Consciência  que inclui mente, o intelecto e o ego.)

Esta camada se  manifesta como sabedoria

O nosso Corpo Causal

5. Anandamaya kosha - experiências - a mente profunda a memória, a mente subliminar e a
mente superconsciente.

Anándamaya kosha é o corpo causal, a envoltura de bem-aventurança ou felicidade que dá origem aos demais koshas. Em Anándamaya kosha se transcende o conhecimento intuitivo e se experiencia a dimensão transcendental do ser humano onde não existem tempo, espaço e individualidade. Habita-se esta envoltura durante o sono profundo (sushupti), quando não há consciência do corpo (corpo denso) e nem da mente (corpo sutil).


É a experiência de bem-aventurança, felicidade, prazer genuíno e equanimidade. Anandamaya permeia cada uma das bainhas externas anteriores, mas só é experimentada quando somos capazes de retirar as ilusões de cada bainha para revelar nossa verdadeira natureza. Anandamaya pode ser experimentado naqueles momentos em que você está totalmente imerso naquilo que está fazendo - quando não se separa mais da sua experiência. Ela só é revelada quando liberamos qualquer forma de controle da mente sobre ela.

Conhecimento, consciência e experiência do verdadeiro Ser, este é o objetivo.




sábado, 23 de novembro de 2019

caminho do coração, caminho da meditação e ação

Resultado de imagem para heart anahata


O chakra cardíaco , do coração, o Anahata ( significa divino e inviolável pelo homem) se refere ao potencial maior deste chakra no seu estado de equilíbrio. Ele tem a função de transmitir a energia prânica pelo organismo( vida e oxigeneção) e se encontra integrado ao amor , à paz e a coletividade.. Nas mãos existe um chakra palmar, ele tem a função de cura energética e a transmissão da energia do amor universal gerado pelo coração.

O caminho do amor é amar a Deus através da meditação da respiração, e trabalho. O centro do coração pode ser a fonte de uma imensa satisfação emocional ou desespero emocional intenso. Ao enfocar este chakra ( cardíaco) e desenvolvendo nossa consciência através da meditação profunda, podemos energizar este centro e torná-lo uma fonte de alegria interior, profunda.Primeiro, por atingir o equilíbrio necessário para lidar com altos e baixos, com serenidade e em segundo lugar, canalizando emoções para canais construtivos.

Todos nós temos a mesma necessidade básica,  de amar e ser amado.O amor egoísta e egocêntrico aos poucos é substituido pelo amor ao próximo e os demais seres vivos, e por fim ao amor universal.

. Ao transformar o amor egoísta que se sente em relação a nós mesmos e nosso círculo imediato, para o calor e compaixão por todos os que partilham esta terra, vamos nos encontrar libertados da prisão auto-referida de nossas emoções. Nós estaremos finalmente livres para amar completamente, sem medo e sem restrição. Através de amar aos outros, amamos a Deus, que o amor nos é devolvido mil vezes, quando é dado desinteressadamente e sem segundas intenções.


Através do mesmo processo de relaxamento, meditação e auto-investigação que nos superar da força para os outros chakras mais baixos. A emoção egoísta  arrasta a mente,  depreciando e sobrecarregando-a com sentimentos, que enterram a nossa energia espiritual ,  dissipando-a  nas alegrias e tristezas do momento. A verdadeira felicidade  do despertar espiritual exige que nós expandamos as nossas emoções para todo o universo ,  ganhando as riquezas dele.

Meditação em silêncio é mesmo a melhor maneira de expressar amor. Prática deve ser completamente silenciosa com o amor de Deus. Se nós podemos ser realmente silenciosos na meditação, esta é  a verdadeira meditação.  Às vezes as palavras expressas também podem causar confusão se não forem  utilizadas da maneira correta. Mas em silêncio você se comunica mais. Muito poucos sabem a arte de comunicar em silêncio. Expresse seu amor em silêncio e no silêncio. Amor de Deus, a cada respiração. Que vem através da prática.

Isto é o que acontece em profunda meditação. Você não pode entrar lá com o corpo e a mente. Em silêncio e meditação profunda o corpo e a mente criam problemas através da dor e pensamentos. Você tem que superar a consciência do corpo e dos pensamentos. A oração pode ser no meio da multidão, mas a meditação tem que ser sozinho.

O amor é pessoal e em silêncio. Ele não pode ser encontrado em uma multidão. Depois de fechar os olhos, você está sozinho.Você deve entrar em um estado onde não há casa, sem teto e sem corpo. Se pudermos ir a esse estado, a verdadeira meditação pode ser experimentada. É natural que os pensamentos  virão. Não se preocupe, mas não se detenha , dando seguimento a eles. Se você receber um único pensamento, muitos mais virão. Então você vai estar presente fisicamente, mas mentalmente ausente.

Através da ação com amor , o uso das nossas mãos , o  silêncio e a fala para o bem comum e o amor universal mantemos nosso chakra cardíaco alinhado

quinta-feira, 7 de novembro de 2019

Cromoterapia: as cores e suas emoções

Resultado de imagem para prisma de cristal  luz

A cromoterapia equilibra os sistemas físicos, emocionais, mentais e espirituais do ser humano através do uso de luz artificial colorida ou qualquer elemento que tenha alta concentração de cor.

O mecanismo de ação é a vibração que cada espectro desencadeia no campo eletromagnético, através da aura, dos chakras ou meridianos até atingir o sistema nervoso central da pessoa.

Alguns exemplos da sua utilização no plano emocional:

Vermelho: combate a  letargia, depressão, apatia, , preguiça, desmotivação, promove a luta pela sobrevivência, a praticidade, a coragem, a objetividade e a força para a realização dos ideais de vida.

Laranja: combate o desânimo, o negativismo, a repressão emocional, falta de libido, estados angustiantes, promove a força para a superação de obstáculos,  a sensação de prazer, alegria e bem-estar.

Amarelo:: combate a inibição e a insegurança, o medo das mudanças, a dispersão e promove a coragem, a alegria, o ânimo estimulando o raciocínio, a fala e a memória.

Verde: combate o estresse, o cansaço, a desvitalização, a desesperança, a insônia e a ansiedade promove o relaxamento, o alívio de dores e tensões, , tranquilidade e confiança, amor-próprio e auto-estima.

Azul: combate a ansiedade, a hiperatividade, a intolerância, a impaciência e o medo de se expressar, promove a comunicação e expressão de pensamentos e sentimentos  a intuição, a auto-cura.

Índigo Combate a insônia, , obssessão, ciúme, estados vingativos, dependência química, compulsão, ansiedade de períodos transitórios, promove a transcendência, o perdão e novas perspectivas na vida.

Violeta combate os grandes traumas físicos, emocionais , mentais e espirituais , tranquiliza, acalma, promove a compreensão, a necessidade de perdão, a intuição e o estado meditativo.

Um bom Terapêuta Holístico ou Cromoterapeuta poderá utilizar e orientar o uso das cores na sua vida.

O Brilho da sua Estrela é Unico